segunda-feira, 11 de agosto de 2008


My Chemical Romance, geralmente abreviado para MCR, são uma banda de rock americana formada em 2001 em New Jersey.
Os integrantes são todos de Belleville e Kearny, New Jersey, excepto o baterista que é de Chicago, Illinois. O nome da banda foi ideia do baixista, Mikey Way, que o retirou do livro "Ecstasy: Three Tales of Chemical Romance" de Irvine Welsh.


Primeiros Anos (2001 - 2003)

A banda foi formada pelo vocalista Gerard Way e pelo ex-baterista Matt Pellissier. A primeira canção que eles escreveram foi "Skylines and Turnstiles", escrita por Gerard, na qual ele fala sobre os seus sentimentos em relacção aos ataques terroristas de 11 de Setembro. Pouco tempo depois, Ray Toro, Mikey Way (irmão de Gerard) e Frank Iero juntaram-se ao grupo.
Gravaram o primeiro álbum em 2002, "I Brought You My Bullets, You Brought Me Your Love", pela Eyeball Records. Após o lançamento do CD, a banda iniciou tournees com bandas como "The Used", "Thrice" e "Taking Back Sunday"


Sucesso com "Three Cheers For Sweet Revenge" (2002 - 2006)

Em 2003, os My Chemical Romance assinaram um contrato com a gravadora "Reprise Records" e começaram a trabalhar num segundo álbum, "Three Cheers For Sweet Revenge", que seria lançado em 2004, e que rendeu ao grupo um Disco de Platina um ano depois, após terem vendido mais de 2 milhões de cópias. É considerado um álbum conceptual, uma continuação de uma das músicas do primeiro álbum da banda, "Demolition Lovers", que conta a história de um casal fora-da-lei que foi morto num tiroteio. Ele acaba no Purgatório, e a única maneira de chegar até ela, é voltar à Terra e matar mil homens maus. Do álbum resultaram 3 singles: "I'm Not Dead(I Promise)", "Helena" e "The Ghost Of You"
Desde o lançamento, eles mostraram a importância do "Vans Warped Tour", foram destaque do primeiro "Taste of Chaos Tour" e também abriram a apresentação dos "Green Day" na turnee "American Idiot". Em 2005 foram destaque do "Vans Warped Tour 2005" e tambémda sua primeira turnee com os "Alkaline Trio". Os My Chemical Romance e os "The Used" trabalharam juntos num cover de "Under Pressure", que foi lançada em impressões posteriores do álbum "In Love and Death" dos "The Used". A canção foi para um álbum que tinha objectivo arrecadar fundos para as vítimas do Tsunami de 2004.


Mudanças com "The Black Parade" (2006)

A 21 de Março a banda lançou o DVD "Life on the Murder Scene", que inclui dois volumes sobre a história da banda e um álbum ao vivo. A obra foi adiada duas vezes. Primeiro surgiram rumors de que seria lançado a 8 de Novembro de 2005 e foi adiado para 7 de Fevereiro do ano seguinte, mas foi adiado novamente para a data oficial do lançamento (21 de Março). O DVD contém aproximadamente 4h30m de informações sobre a banda, making offs, videoclips e apresentações ao vivo, além de entrevistas com pessoas que tiveram contacto com a banda, incluindo produtores, outras cantores e amigos, entre outros.
A banda também esteve a trabalhar no seu terceiro álbum, chamado "The Black Parade", que foi lançado a 24 de Outubro de 2006. A banda começou a gravar este álbum a 10 de Abril do mesmo ano, com Rob Cavallo (que produziu todos os álbuns dos "Green Day", expecto "Warning").
"The Balck Parade" conta a história de um homem á beira da morte no hospital, morrendo de cancro e recordando a sua vida desde a época em que era criança, quando o pai o levou a um desfile negro. Mas dizem outras fontes que também foi ideia do Gerard que a morte nos vinha buscar num desfile negro. O título seria também o alter-ego dos integrantes da banda.
Recentemente a banda já apresentou em concertos canções como "Dead", "I don't Love You" e "Cancer", entre outras. O primeiro single deste álbum foi "Welcome to The Black Parade" e introduz o novo visual da banda representando os seus alter-egos. A canção foi apresentada no pré-espectáculo dos VMA 2006. No videoclip da música Gerard Way tingiu o cabelo preto de branco/loiro e encurtou-o. O baixista Mikey tirou os óculos. Começou também o "Skeleton Crew", um coro de pessoas vestidas de esqueleto que acompanham a banda na sua parada negra. Os My Chemical Romance também editaram o disco em vinil com os B.sides, como "Famous Last Words" e "Welcome to The Black Parade" em versão Live e "Heaven Helps Us", "Kill All Your Friends" e "My Way Home Is Through You"
Num entrevista Gerard Way disse que a banda tomaria um merecido descanso e que poderiam passar anos para o lançamento do próximo disco.
A 24 de Setembro de 2007, falou-se que o grupo pretendia lançar mais singles do álbum "The Black Parade" e que estes vídeos seriam dirigidos por Gerard Way.
No concerto de 4 de Outubro de 2007 em Monterrey, México, Way retomou a apresentação do Paciente. O grupo se destacou com as canções como "Mama" e "Famous Last Words", em que apresentaram um espectáculo com fogo muito bem reaizado. No final Gerard expressou em perfeito espanhol: "Gracias México, Gracias Monterrey".
Dias depois, ouve boatos de que em 2008 lançariam o segundo DVD, chamado "The Black Parade Is Dead!", que conterá o concerto dado a / de Outubro no México e um concerto em Maxwell's. Lançamento a 1 Julho de 2008.


Disputas sobre os géneros e influências da banda

Os membros da banda citam que se inspiram em filmes, especialmente de terror,para compor e para se apresentarem ao vivo Possuem influências como "Thrusday", "The Smiths", "The Cure" e "The Misfits". O estilo da banda é muito debatido,mas de geral são misturados elementos de vários estilos, como rock alternativo, post-hardcore, rock e punk rock, e também o metal.

Existe muita polémica, por exemplo, sobre o uso do termo Emo para descrever o estilo adoptado pela banda. Para os fãs, esta classificação é equivocada e não corresponde ás características das letras e do estilo musical da banda, Até mesmo a banda, rejeita totalmente o uso do termo para descrevê-los.


Formação Actual

  • Gerard Way - Vocalista
  • Mikey Way - Baixo
  • Frank Iero - Guitarra Rítmica
  • Ray Toro - Guitarra Eléctrica, Guitarra Acústica
  • Bob Bryar - Bateria

Discografia

  • I Brought You My Bullets, You Brought Me Your Love - 2002
  • Three Cheers For A Sweet Revenge - 2004
  • The Black Parade - 2006

Curiosidades

>Durante um concerto da Warped Tour em 2004, Gerard estava tão bêbado que as calças lhe caíram sem ele perceber.
>Bob Bryar é obcecado pela personagem dos anos 90 Mr. Bean.
>Nos inícios das turnees, a banda ia com frequência sem o guitarrista Ray Toro. Ele tinha de telefonar-lhes dizendo: "Hey, notaram alguma coisa em falta no autocarro?"
>No primeiro concerto dos MCR, Gerard usou uma camisola feita á mão escrita "Obrigado pelo veneno", que iria tornar-se o título de uma música anos mais tarde. Ele disse: "é como eu planeio as coisas bem antes"
>Fank Iero juntou-se à banda só 2 dias depois deles gravarem o disco solo. Anteriormente, ele estava com Prencey Prep, com quem gravou no mesmo estúdio.
>A primeira banda que o Gerard amou foi Iron Maden, “eles mudaram tudo” diz “eles deram-me aquele elemento de teatro” de lá ele entrou na onda de "Misfits", "Black Flag" e "The Smiths"
>Gerard Way viu corpos a cair das torres gémeas no atentado de 11 de Setembro, porque ele estava a trabalhar no Cartoon Network (saiu do emprego) e formou os My Chemical Romance, então ele escreveu a primeira musica da banda: “Skylines and Turnstiles”
>Os membros dos My Chemical Romance nasceram numa área isolada, “cena do crime” de New Jersey, onde cadáveres eram encontrados com frequência no rio Lake, que por sinal era perto da casa do Ray Toro
>O Mikey Way, chegou com o nome da banda enquanto trabalhava numa loja de livros, ele viu num livro de Irvine Welsh, chamado “Ecstasy” Three Tale of Chemical Romance".O Gerard, que na época era viciado em antidepressivos, achou que o nome servia perfeitamente.
>O Ray e o Gerard já tocaram numa banda pop-punk chamada “Nancy Drew”. Uma vez eles tocaram numa pista de sk8, mas depois desmancharam e ficaram sem se ver durante anos.
>O Gerard Way queria ser guitarrista, mas era mau demais.
>Em 2005,no MTV Video Music Awards,eles tocaram "Helena",vestidos de seguranças,daqueles que transportam veículos como carros-fortes. E não param por aí não,como meio de chegada ,nada mais que um carro forte!!!!
>O single "Teenagers",teve um atraso no lançamento, devido ao massacre no Instituto Politécnico da Virgínia(EUA). A 16 de Abril de 2007, foram mortos 32 pessoas, assassinadas por um aluno do próprio instituto, e dentro do Campus."Definitivamente não(seria bom lançar nesta data), por ser uma questão subjectiva, mesmo que a música não apoie a violência.É só que...você sabe, é a hora errada, e a letra pode ser mal interpretada",disse Gerard.O lançamento foi no dia 30 de Maio.

Sem comentários: