Crepúsculo, de Stephenie Meyer, é o primeiro livro da Saga Luz e Escuridão. Foi originalmente publicado em 2005 (nos EUA). É um livro sobre uma adolescente humana, Isabella Swan, que se apaixona por um vampiro, Edward Cullen, a história é relatada da perspectiva dela.
Sinopse
Isabella Swan ("Bella" como prefere que lhe chamem) mudou-se da ensolarada cidade de Phoenix, Arizona para a chuvosa Forks, Washington para viver com o pai, Charlie. Ela escolheu mudar-se para que a sua mãe pudesse viajar com o seu recente marido, que é jogador de baseball. Apesar de em Phoenix não ter muitos amigos, ela atrai alguma atenção na nova escola em Forks, e rapidamente faz amizades com alguns estudantes. Para sua consternação, alguns rapazes na escola competem pela sua atenção.
Quando Bella se senta ao lado de Edward Cullen, na aula de Biologia no seu primeiro dia na escola, Edward parece sentir repulsa por Bella. Edward é deslumbrantemente atractivo e desumanamente bonito, no entanto é também bastante estranho. Ele afasta-se dela o mais possível, e para isso até tenta mudar o seu horário de maneira a evitá-la, o que deixa Bella completamente preplexa com a sua atitude relativamente a ela.
Pouco depois de Edward desaparecer durante uns dias, começa a falar com Bella, tendo aparentemente esquecido o seu pouco amistoso primeiro encontro. Um dia, Bella está no parque de estacionamente da escola a olhar para Edward, que se encontrava na ponta contrária bem longe dela, quando um dos alunos (Tyler Crowley) perde o controlo da sua carrinha que se dirige rapidamente para o local onde Bella se encontra. Bella apercebe-se disso no último instante, pensando que está morta. Contudo, Edward aparece e pára a carrinha apenas com uma mão, deixando uma moça na carrinha e Bella chocada com a sua velocidade e força.
Durante uma viagem à Reserva de La Push, Bella ilude Jacob Black da tribo Quileute, um amigo da família, para que lhe conte as lendas tribais e ela descobre o porquê, embora os Cullen vivam em Forks à dois anos, de eles nunca terem sido bem aceites pela população. Jacob menciona os Cullen, e diz que a maioria das pessoas na Reserva acredita que eles são vampiros, embora ele não pense o mesmo. Durante uma viagem a Port Angeles, Edward salva Bella outra vez, desta vez de uma bando de rufias. Depois de jantarem juntos, já no carro de regresso a casa, Bella pergunta-lhe se o que Jacob lhe contou sobre a sua família é verdade. Edward admite que eles são mesmo vampiros, mas que apenas bebem sangue animal para não se transformarem nos monstros que a maioria dos outros vampiros são.
A relação de Edward e Bella cresce e eles apaixonam-se. O principal problema dessa relação, é que para Edward o odor de Bella é 100 vezes mais potente do que qualquer outro humano, fazendo Edward lutar contra o desejo de a matar. Contudo, apesar disso eles ficam a salvo durante um tempo.
A aparentemente perfeita relação deles, torna-se um caos quando outro clã de vampiros aparece em Forks, e James, um batedor, decide que quer caçar Bella por desporto. A família de Edward planeia distrair James, separando Bella e Edward. Bella esconde-se num hotel em Phoenix com Alice e Jasper, onde depois recebe um telefonema de James, que diz ter a mãe dela, obrigando Bella a encontrar-se com ele com estúdio de ballet. Quando lá chega Bella descobre que a mãe não estava no estúdio e que está a salvo. James ataca Bella, mas Edward juntamente com a restante família Cullen, salvam-na antes de James conseguir mata-la. Para horror de Edward, Bella começa a sentir como a sua mão estivesse a arder; James mordeu-a. A única coisa que pode salva-la é sugando o veneno. Edward é o único que pode fazê-lo, o que os outros acham difícil de parar. Para seu próprio espanto, e de Bella também, ele foi capaz de parar, depois de sugar todo o veneno do corpo de Bella.
James é partido aos bocados e queimado por Emmett e Jasper, os irmãos de Edward. Bella é levada para o hospital em Phoenix, onde recupera do ataque. A história que eles escolhem para dar aos pais de Bella é que ela caiu dois lances de escadas e atravessou uma janela num hotel, usando a falta de jeito e equilíbrio dela, para encobrir o que realmente aconteceu.
Quando regressam a Forks, Edward leva Bella ao baile de finalistas, onde ela expressa o desejo de se tornar vampira, o que Edward recusa. O livro acaba sem nenhum deles ceder, mas mais apaixonados do que nunca.
Capa do Livro
Segundo Stephenie Meyer, a maçã na capa representa o "fruto proibido" do livro de Génesis. Representa o amor de Edward e Bella, que é proibido, semelhante ao fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Representa também o conhecimento de Bella em relação ao bem e ao mal, bem como a escolha que ela tem do "fruto proibido", Edward, escolhendo ou não vê-lo.
Adaptação Cinematográfica
Crepúsculo foi adaptado ao cinema pela Summit Entertainment. O filme foi realizado por Catherine Hardwicke, e tem como protagonistas Kristen Stewart (Bella) e Robert Pattinson (Edward). O guião foi escrito por Melissa Rosenberg. O filme foi lançado nos cinemas americanos a 21 de Novembro de 2008 e nos portugueses a 4 de Dezembro do mesmo ano. A 21 de Março de 2009 foi lançado o DVD nos Estados Unidos, e em alguns dias depois muitos fãs portugueses já tinham a sua cópia. O DVD foi lançado no nosso país a 7 de Abril deste ano.
Elenco e Respectiva Personagem
Kristen Stewart como Bella Swan
Robert Pattinson como Edward Cullen
Taylor Lautner como Jacob Black
Ashley Greene como Alice Cullen
Peter Facinelli como Carlisle Cullen
Elizabeth Reaser como Esme Cullen
Kellan Lutz como Emmett Cullen
Jackson Rathbone como Jasper Hale
Nikki Reed como Rosalie Hale
Billy Burke como Charlie Swan
Sarah Clarke como Reneé
Christian Serratos como Angela Weber
Mike Welch como Mike Newton
Anna Kendrick como Jessica Stanley
Justin Chon como Eric Yorkie
Cam Gigandet como James
Rachelle Lefevre como Victoria
Edi Gathegi como Laurent
Viciem-se... =)*
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Etiquetas:
Bella Swan,
Edward Cullen,
Jacob Black,
Kristen Stewart,
Paixões,
Robert Pattinson,
Stephenie Meyer,
Twilight
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário